Os bravos soldados das Forças Armadas da Polícia Central (CAPF) lutar uma batalha diária para salvaguardar a segurança externa e interna da Índia. Proteger as fronteiras hostis no oeste com o Paquistão e no norte e leste com a China; e enfrentando as ameaças geradas pelos militantes em Jammu e Caxemira, insurgência no Nordeste; e extremistas maoístas no centro e no leste da Índia, para nos manter seguros. Um soldado perde seu / sua vida a cada três dias e um está permanentemente incapacitado.
Bharat Ke Veer aplicativo móvel é uma iniciativa para os cidadãos para prestar homenagem aos Bravehearts em Forças Armadas da Polícia Central, que sacrificaram as suas vidas no cumprimento do dever. Usando este aplicativo, os indivíduos podem contribuir diretamente para as contas bancárias dos parentes da braveheart, ou para o corpus “Bharat Ke Veer”.
Para assegurar a máxima cobertura, está prevista uma tampa de 15 lakhs por Braveheart eo doador será alertado se o montante for superior a Rs 15 lakhs, para que eles possam optar por diminuir a sua contribuição ou desviar parte do donativo para a conta de outra braveheart, ou ao corpus “Bharat Ke Veer”.
“Bharat Ke Veer” corpus seria gerido por uma comissão constituída por pessoas eminentes de renome e altos funcionários do governo, em igual número, que iria decidir a desembolsar o fundo equitativamente para a família do braveheart na base de necessidade. Não há limite para contribuição para corpus “Bharat Ke Veer”.
Pagamentos através deste aplicativo é alimentado por State Bank of India
Os CAPFs no âmbito do Ministério da Administração Interna, Govt. da Índia, compreendem as seguintes forças:
1. Assam espingardas (AR) envolvidos na fronteira guardando ao longo da fronteira indo-Myanmar, bem como em operações de insurgency contador no Nordeste.
2. Força de Segurança de Fronteiras (BSF) protege as fronteiras da Índia com o Paquistão e Bangladesh, e também é implantado para operações anti-insurgência.
3. Força de Segurança industrial Central (CISF) fornece segurança para os sectores-chave, incluindo aeroportos, sistemas de metrô, indústrias importantes do setor público e privado, monumentos do património, edifícios governamentais e de segurança para as pessoas protegidas.
4. Polícia Reserva Central (CRPF) é a força principal para a segurança interna, incluindo as operações anti-Naxal, deveres insurgência contra em J & K e Nordeste, e os problemas de Law & Order.
5. Indo-Tibetana Polícia de Fronteiras (ITBP) protege as fronteiras da Índia com a China. Especialmente treinados para operar em alta altitude terreno montanhoso, ela também está envolvida em funções de segurança internas de tempos em tempos.
6. Força de Resposta a Desastres Nacional (NDRF) é para resposta especializada a desastres naturais e provocados pelo homem, salvar vidas e meios de subsistência e prepara comunidades em resistência às catástrofes e de redução do risco de desastres.
7. Guarda Nacional de Segurança (NSG) é uma força especial mandatados para realizar contra-terrorista, contra-hijack e operações refém de resgate, bem como fornecer `segurança móvel' para protectees designados.
8. Sashastra Seema Bal (SSB) com o lema de "Brotherhood Segurança Serviço" é obrigatória, principalmente para proteger as fronteiras da Índia com o Nepal e Butão. A força também está realizando deveres de segurança interna e é implantado para lidar com LWE / Contra-insurgência em muitos estados.